25/10/2012

Melissa Academy

Uma parceria entre a marca e o ambiente acadêmico, este é o projeto Melissa Academy. Criado em 2010, ele busca estimular estudantes de moda e design a criar novos modelos que terão a marca Melissa. Em sua segunåΩda edição, a Escola de Design da Unisinos, no Rio Grande do Sul foi responsável por envolver alunos, colaboradores das empresas parceiras e professores em processos de criação, desenvolvimento, mercado e inovação.
Durante muito tempo, a Melissa fundamentou suas estratégias na inovação de produto e processos. Com o passar dos anos, gestores e projetistas entenderam a importância de inovar em outros aspectos, junto com as mudanças que ocorrem na sociedade. Um dos caminhos é pensar novas maneiras de proporcionar relações entre os objetos Melissa e seus consumidores. É nessa direção que o projeto Melissa Academy caminha, ou seja, a construção de um canal de relacionamento direto com as universidades também viabiliza conexões valorosas com o consumidor da marca, fundamentadas não apenas na busca por ideias de novos objetos, mas, em uma relação íntima com o conhecimento. Pensar, trabalhar e criar, estes são os objetivos do Melissa Academy. Uma destas conexões ganhará a forma de um livro especial que conta a história da parceria entre universidade e marca, que será presenteado a todos que adquiriem a Melissa Ultragirl Academy.

Link Para o Download do livro em PDF:
 http://www.melissa.com.br/academy/arquivos/Melissa_Academy.pdf


Modelos criados em Edições Anteriores - HEAD GENEVE (Escola de arte e design de Genebra).


Melissa Metamorphose
ORGANE RIBEYROLLES

A cultura brasileira banhada de sol é muito ligada às suas origens e ao significado de família. À partir desta observação optei por desenvolver um tema de "walking object" no qual encontramos a noção de vínculo e também de calor, leveza e, claro, de Brasil.
Minha inspiração se desenvolveu em torno da bandeira brasileira onde você pode ver as estrelas simbolizando os diferentes estados do país e a constelação visível acima do Rio de Janeiro. Achei muito interessante este símbolo. E foi dessas estrelas que nasceu o meu projeto.




Melissa Duck + Head Gèneve
JULIE SIMON
Ao entender a intenção do projeto de um "walking object" em colaboração com Melissa, eu percebi que poderia criar em volta do pé e não à partir de um sapato. Desta forma utilizei a técnica de moldagem em silicone para poder produzir uma série de objetos flexíveis. O patinho da minha infância, que flutuava em meu banho, naturalmente encontrou o seu lugar sob o calcanhar como uma "piscadela" para as meninas que andam com os sapatos demasiadamente grandes de suas mães.
O agrupamento desses objetos lisos e brancos deu-me uma sensação de liberdade, sugerindo uma volta à infância. O mais importante foi o prazer que eu encontrei na realização desses objetos, mantendo em mente determinados referenciais do trabalho que fizemos em aula em torno de três palavras-chaves: matéria, forma e cor.



Melissa Eclosion
MARINE STAMPFLI

Durante esta fase do workshop tirei fotos e vídeos do meu corpo em movimento. Num segundo momento comecei a fazer moldes de partes do meu corpo que eu achava mais interessantes. Após fazer esses moldes em látex líquido e gesso, passei a fazer alguns mockups experimentando integrar os conceitos de "walking object" e de "body accessory" à idéia que eu tinha da marca e de seu universo acrescentando nele o meu próprio mundo.
Desta maneira, decidi trabalhar com as lembranças de minha infância, dos tempos em que eu fazia colares de flores. Uma lembrança lúdica e alegre como a que encontramos em Melissa. Então, eu insisti nessa direção de modularidade e de montagem que me remetia aos colares de flores ou ainda aos legos. A idéia principal era ter um módulo básico, a flor, e poder criar volumes com os módulos e fixadores para formar um "body accessory" e um "walking object".


Porém agora em 2012 a marca Melissa renova a sua parceria retornando a cena e criando mais um modelo em parceria com a Escola de Design Unisinos, em Porto Alegre.
 A partir de um workshop iniciado em fevereiro do ano passado, criaram uma Melissa Academy que propõe "guardar" a chave para as emoções de cada um, percorrendo, junto às fãs da marca, o caminho que acessará o seus corações.
A novidade sera lançada em um coquetel de aniversário, o evento contará com um debate com o diretor do departamento de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Grendene, Edson Matsuo, além do diretor de marketing da Melissa, Paulo Pedó, do coordenador de Design da Grendene, Marinangelo Alfredo, e dos alunos que participaram do projeto Melissa Academy.






 Agora é só esperar o lançamento e a chegada desse modelo nas lojas para que assim possamos tirar nossas conclusoes e assim decidirmos se amamos ou odiamos essa novidade.



Obrigada Pela Visita e Voltem Sempre !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário